Título: EUROPA ENSAIA JOGO DURO NOS SUBSÍDIOS
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Economia, p. 21

Ministro brasileiro, no entanto, tem confiança de que a UE vai ceder

DAVOS (Suíça). A Europa não vai fazer mais qualquer concessão para abrir seu mercado agrícola, avisou ontem o comissário europeu para o Comércio, Peter Mandelson. Às vésperas de uma reunião de ministros sobre as negociações da Organização Mundial de Comércio (OMC), que vai acontecer hoje em Davos, em paralelo ao encontro anual do Fórum Econômico Mundial, Mandelson partiu para o ataque, no seu estilo habitual:

¿ Não posso assinar um acordo no qual fazemos concessões sobre agricultura e receber apenas confetes em troca. Nesse caso, não seria uma negociação, seria uma capitulação ¿ disse.

Ele acusou EUA e Brasil de estarem arriscando enterrar a Rodada de Doha ¿ como é chamada a atual etapa de negociações da OMC ¿ ao insistirem que a Europa deve fazer mais concessões em agricultura. Mandelson cobrou de Brasil e Índia redução de suas tarifas para produtos industriais.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que abre seu dia com uma reunião com Mandelson, ironizou:

¿ Suponho que ele tenha que dizer isso... para agradar a seu eleitorado. Ele também disse que não poderia aceitar uma data para a eliminação dos subsídios às exportações agrícolas (e aceitou, na última reunião, Hong Kong).

A UE fez uma proposta agrícola para cortar 60% das tarifas mais altas, reduzir em 70% os subsídios domésticos e eliminar as subvenções à exportação em 2013. Mas Brasil e outros parceiros pedem bem mais. (Deborah Berlinck, enviada especial)