Título: KERRY CRITICA BUSH POR IGNORAR AMÉRICA LATINA
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Economia, p. 21

Ex-candidato a presidente dos EUA se refere à região como quintal e diz que governo errou ao lidar com Brasil e Venezuela

DAVOS (Suíça). O senador John Kerry, ex-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, culpou ontem o governo republicano de George W. Bush ¿ seu grande rival político ¿ por ter ignorado a América Latina. Em entrevista a jornalistas brasileiros, ele disse que a conseqüência disso é que hoje há na população do continente uma série de ¿impressões equivocadas¿ sobre os EUA. Sem pensar duas vezes, ele se referiu à América Latina como ¿backyard¿ (¿no nosso próprio quintal¿), expressão muito usada nos EUA em relação ao continente.

¿ As implicações (da pouca atenção do governo Bush com a América Latina) são que no nosso próprio quintal há crescentes impressões equivocadas, que estão contribuindo para uma espécie de ansiedade popular na nossa relação ¿ disse.

Kerry não quis comentar a disputa pelas eleições presidenciais do Brasil, nem o governo Lula, alegando que não seria adequado. Aos jornalistas americanos, ele não descartou a possibilidade de se candidatar novamente à Presidência dos EUA. Sobre o Brasil, disse:

¿ Não cabe a mim falar sobre isso bem antes das eleições (brasileiras). Eu posso ser mal entendido. Julgo inapropriado me envolver na briga (eleitoral). Acho que o povo no Brasil vai falar por si mesmo. E a última coisa de que precisa é um político americano se metendo de alguma forma.

Perguntado se concordava com críticos que se queixavam de que o governo americano deixou de lado a América Latina e sobre como via as mudanças no continente, como a eleição de Evo Morales na Bolívia, e a campanha do venezuelano Hugo Chávez contra os EUA, o senador comentou:

¿ Eu disse isso na minha campanha em 2005 muitas vezes. Digo novamente: o atual governo ignorou oportunidades enormes na América Latina. Acho que a forma como enfrentaram as crises financeiras de Brasil, Argentina e outros, e como lidaram com as eleições na Venezuela, foram erros.

Para senador, EUA não se esforçam na OMC

Kerry lembrou que foi membro do Comitê de Relações Exteriores do Congresso durante 22 anos, e comentou:

¿ Houve uma significativa desatenção para com os nossos vizinhos. Isso teve implicações.

Para ele, a grande preocupação dos americanos é segurança e empregos. Em relação ao comércio, Kerry acha que os EUA não estão fazendo pressão suficiente para abrir mercados na Rodada de Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC). O corte dos subsídios agrícolas, segundo ele, continua sendo a grande questão.

O senador estava acompanhado de uma entusiasta do Brasil: sua mulher, Teresa Heinz-Kerry. Falando português (nasceu em Moçambique), ela lembrou suas várias viagens ao Brasil, inclusive a de 1992, para a Eco-92, no Rio, onde conheceu Kerry.

LEIA MAIS SOBRE O FÓRUM ECONÔMICO NA COLUNA DE MERVAL PEREIRA, na página 4