Título: CAI PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Economia, p. 22

Edições anteriores tiveram o dobro do número de ativistas

CARACAS. O Fórum Social Mundial em Caracas teve a menor assistência do evento nos últimos quatro anos. Diferentemente das edições anteriores, em Porto Alegre, no Brasil, e em Bombaim, na Índia, onde o encontro anual do movimento contra a globalização reuniu 150 mil ativistas, em Caracas eles são menos de 70 mil e, em sua maioria, venezuelanos.

Os organizadores explicam a baixa assistência lembrando que, este ano, o evento foi dividido em três (há edições do fórum também em Mali e no Paquistão). A edição de Mali terminou na semana passada e a do Paquistão será em março.

¿ A mensagem se dissemina pelo mundo e é lógico que cada encontro terá menos gente, mas isso não interfere na qualidade do debate ¿ afirmou o empresário brasileiro Oded Grajew, um dos criadores do fórum.

Para alguns veteranos participantes do encontro, no entanto, a maciça presença de militantes bolivarianos e membros do governo de Hugo Chávez teria descaracterizado o encontro, que centrou muitos debates nas experiências do governo. Segundo os críticos, os venezuelanos transformaram o fórum numa plataforma de difusão de suas idéias, com debates e atividades que explicam os planos sociais do governo.

Grajew confirmou que, no ano que vem, o fórum terá apenas uma sede, em Nairóbi, no Quênia, em data ainda a ser definida.