Título: INFRA-ESTRUTURA TAMBÉM ESTÁ NA MIRA DA SDE
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Economia, p. 23

Além do suco de laranja, outros setores vêm sendo investigados sobre formação de cartel

A apreensão de documentos e arquivos eletrônicos de grandes produtores de suco de laranja é apenas uma das ações de investigação sobre formação de cartel em curso na Secretaria de Direito Econômico (SDE). O setor de infra-estrutura também está na mira da SDE, que vem atuando como uma agência de investigações, informou ontem o titular da secretaria, Daniel Goldberg.

¿ A única forma de pegar um cartel é ir à rua investigar.

O secretário participou ontem da sessão especial do Fórum Nacional, realizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), que teve como tema ¿Perspectivas da política de concorrência no Brasil: o controle de fusões e aquisições¿. O destaque ao assunto se deve ao fato de que a moderna política de concorrência é indispensável para o bom funcionamento dos mercados, afirmou o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, coordenador do Fórum Nacional.

Se não aperfeiçoar sua política nesta área, o Brasil continuará perdendo mercado para outros países como a China, acrescentou Velloso.

Ao comentar o estudo do economista José Tavares de Araújo ¿ em torno do qual ocorreram os debates ¿ sobre o sistema brasileiro de concorrência, Goldberg disse que de 2000 a 2004 foram analisados 2.672 processos de fusões e aquisições. Mas só houve restrições estruturais (bloqueio) a 0,26% deles, disse.