Título: ESPECULAÇÃO PARA O ANO DO CACHORRO
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Economia, p. 25

Preços de aves sobem até 30% com chegada de festa chinesa

PEQUIM. A conjugação do surto de gripe aviária na Ásia e na Europa, com a elevação do padrão de vida na China em geral, está fazendo os chineses experimentarem algo que nunca tinham visto durante os anos do planejamento central comunista: a especulação de preços. A China se prepara para comemorar o seu ano novo (que será o Ano do Cachorro) com o tradicional jantar em família na virada do sábado para domingo, mas, à medida que a data se aproxima, os preços de frangos e patos dispararam nos mercados. Os aumentos, segundo a mídia local, chegam a 30%.

Quem consegue achar frangos a preços razoáveis acaba comprando duas ou três aves, o que pressiona ainda mais os preços. O quilo de asas de galinha nos mercados passou dos costumeiros 27 yuans (US$3,30) para quase 35 yuans (US$4,30), especialmente em Hong Kong, que importa do continente todas as aves que consome.

¿Os preços podem chegar a 40 yuans, porque a gripe reduziu o estoque e as pessoas estão comprando mais¿, disse Wong Wai-chuen, presidente da Associação do Varejo de Aves de Hong Kong, ao jornal ¿South China Morning Post¿. O governo de Pequim apertou as regras para importação de aves e para transporte e venda entre províncias, depois que aumentaram as mortes de seres humanos por gripe aviária, alimentando a especulação. (Gilberto Scofield Jr., correspondente)