Título: GOVERNO CHINÊS FECHA JORNAL QUE FAZIA CRÍTICAS
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Economia, p. 25

PEQUIM. A polêmica entrada na China de empresas da internet, como Google, Yahoo! e Microsoft ¿ que aceitaram as limitações de assuntos e ferramentas da rede impostas pelo Partido Comunista ¿ é mais um capítulo na frustração de expectativas sobre a abertura da mídia chinesa. Na quarta-feira, o Departamento de Propaganda da China fechou o jornal ¿Bing Dian¿, um semanário conhecido por suas críticas à atuação do governo, especialmente nos recentes embates entre polícias locais e camponeses revoltados com os despejos para a construção de grandes prédios. Ou à falta de ações eficazes no combate a epidemias, como Sars e gripe aviária.

O ¿Bing Dian¿, suplemento do gigantesco ¿China Youth Daily¿ ¿ ligado ao presidente Hu Jintao ¿ era uma das poucas publicações investigativas chinesas, ainda que majoritariamente pró-Pequim. O que incomodou o governo, segundo o editor do jornal, Li Datong, foi um artigo criticando os livros de História chineses, que destacam a violência dos estrangeiros na Guerra dos Boxers, na Guerra do Ópio ou na destruição do antigo Palácio de Verão por Inglaterra e França, sem observar os erros estratégicos da dinastia Qing.

Mas Li disse que fará uma queixa formal ao governo e que aumentarão as denúncias sobre o controle da mídia:

¿ Toda a comunidade intelectual ficou irritada ¿ disse Li à Reuters, acrescentando que recebeu apoio de muitas pessoas, principalmente jornalistas.