Título: BENEDITA PODE PERDER POSTO EM PREFEITURA ANTES MESMO DE ASSUMIR
Autor: Lydia Medeiros e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 28/01/2006, O País, p. 8

Funcionária do Detran, ex-senadora responde a inquérito por faltas

A ex-governadora do Rio e ex-senadora Benedita da Silva (PT) poderá perder o posto de coordenadora dos programas sociais do município de Paracambi, na Baixada Fluminense, para o qual foi convidada no começo do ano, antes mesmo de assumi-lo. A cessão de Benedita do Detran para a prefeitura foi publicada no dia 23 de janeiro no Diário Oficial do estado. O prefeito de Paracambi, André Ceciliano (PT), que pediu à governadora Rosinha Garotinho a cessão da funcionária, afirmou ontem que decidirá até quarta-feira se desiste do convite.

Ceciliano afirmou que avisou à ex-governadora que espera por ela em Paracambi na próxima semana, quando acontece no município um seminário sobre assistência social. A ex-governadora, segundo sua assessoria, está em Atlanta, nos Estados Unidos, sem previsão de volta. Benedita ficaria no cargo apenas até abril, já que é pré-candidata do PT ao Senado.

¿ Ela só passará a receber quando assinar. Se for o caso, eu a devolvo para o estado. Eu não posso me mobilizar por causa de apenas um mês de trabalho ¿ disse o prefeito.

O Detran informou que desde setembro de 2004 a ex-governadora responde a inquérito administrativo por falta. O processo está à espera de despacho da presidência do órgão e será enviado para a Secretaria de Administração, que estabelecerá a punição. Ela poderá perder a matrícula no estado.

Benedita não justifica faltas ao trabalho há dois anos

Benedita ingressou no Detran em 1978, com o cargo de digitadora. No dia 1 ºde fevereiro de 1983, pediu licença para ser vereadora. Desde então, saiu da folha de pagamento do Detran. Desde janeiro de 2004, quando saiu do Ministério da Assistência Social, Benedita deixou de justificar suas ausências.

¿ Tentei falar com ela (Benedita) e não consegui. Não posso confirmar se ela recebeu o convite ¿ afirmou Salete Lisboa, assessora de Benedita.

Segundo Salete, a ex-governadora está nos EUA para inaugurar a Fundação Benedita da Silva.

¿ A fundação cuida de famílias carentes, não necessariamente miseráveis. O que ninguém aceita é que ela é uma pessoa mundialmente conhecida. É convidada para palestras no Congresso americano, para tomar café da manhã com o presidente dos Estados Unidos. Ela viaja muito. Ela trabalha com o mundo.