Título: SERRAGLIO EXPLICA CITAÇÃO A LULA NO RELATÓRIO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2006, O País, p. 8

Aldo Rebelo e João Paulo Cunha serão mencionados

BRASÍLIA. A forma como será feita a citação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no relatório final da CPI dos Correios continua provocando polêmica. O relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), negou ontem que tenha recuado quando anunciou a disposição de apenas citar o presidente como uma das pessoas que souberam da existência do mensalão. Serraglio contestou as críticas dos líderes partidários. Disse que se houve blindagem, foi no inicio da CPI, quando Roberto Jefferson apresentou os fatos, e não agora, no fechamento do relatório.

¿ Houve um momento em que os partidos, inclusive da oposição, refletiram sobre a conveniência de provocar algo mais contundente contra o presidente. Isso é um juízo político, é um juízo de conveniência, de oportunidade, não de justiça ¿ protestou.

O relator disse que as investigações seguem, e que, embora a conduta de Lula esteja próxima da negligência, até aqui não dá para relacioná-lo a nenhum crime.

¿ Se ele ( Lula) está próximo da negligência, significa que ainda não estou considerando responsabilizá-lo. Não tem como voltar atrás. Ele vai ser mencionado, mas nunca disse como ia fazer essa referência ¿ disse Serraglio.

Também serão citados o ex-ministro da Articulação Política Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha.

¿ O relatório será um retrato de tudo que tem na CPI. Vai constar que ele (Lula) tomou ciência dos fatos pelo Roberto Jefferson e também que repassou a responsabilidade para o ministro Aldo e para João Paulo. Eles vão ser citados como pessoas que tomaram conhecimento.