Título: STIGLITZ: O BRASIL EXAGERA NOS JUROS
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 28/01/2006, Economia, p. 27

Para Nobel de Economia, país levou preocupação com inflação muito longe

DAVOS (Suíça). O prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, disse ontem que o Brasil exagerou na dose de combate à inflação: os juros, segundo ele, chegaram a um ponto que não justifica tanto sacrifício da taxa de crescimento.

¿ Brasil levou sua preocupação com a inflação muito longe. Os juros reais estão altos demais.

Ele disse que nos Estados Unidos, durante o governo Clinton, quando as taxas de juros nominais chegaram a 4% ou 5%, e os juros reais a 2%, o presidente ficou muito preocupado com a consequência disso para o crescimento americano .

¿ Se alguém tivesse dito que iria aumentar os juros para 12%, eu não imagino que ele iria aceitar. Então, se nos Estados Unidos, que tem toda a infra-estrutura, as pessoas acham que um aumento de juros poderia ser tão ruim para a economia, tem que perguntar: o que juros reais de 12% significam para a economia brasileira ¿ argumentou.

Sliglitz esclareceu que não defende que o Brasil baixe os juros para os níveis dos Estados Unidos, mas apenas que os juros brasileiros chegaram a níveis excessivamente altos. Participante de um jantar sob o tema ¿América Latina na encruzilhada¿, Stiglitz disse que ficou impressionado com os discursos dos representantes latinos. Não pelo que eles falaram de bom, mas pelo que eles deixaram de falar.

¿ Todos mencionaram os sucessos, mas não falaram do que não está funcionando. Por trás disso, fica a questão: se o seu comércio cresce tanto, por que o país não cresce mais? ¿ questionou o prêmio Nobel. (Deborah Berlinck)