Título: CRISE NUCLEAR: IRÃ RECUSA PLANO RUSSO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2006, O Mundo, p. 33

Teerã afirma que proposta de transferir enriquecimento de urânio para território da Rússia não é suficiente

TEERÃ. O Irã praticamente descartou ontem a possibilidade de aceitar a proposta feita pela Rússia, que ontem já contava com apoio das potências nucleares Estados Unidos, China e Índia. Moscou propusera que o processo de enriquecimento de urânio iraniano fosse realizado em território russo, sob a supervisão da comunidade internacional.

O chefe da equipe de negociações nucleares do Irã, Ali Larijani, disse ontem que o plano russo não era suficiente para suprir as necessidades energéticas do país. Segundo Teerã, o programa atômico do Estado é voltado apenas para a geração de energia elétrica. Mas União Européia e Estados Unidos temem que o país possa estar tentando fabricar armas nucleares.

¿ Não se pode dizer que foi uma proposta negativa ¿ disse Larijani, diplomaticamente. ¿ Mas a capacidade de geração de energia oferecida não é suficiente para a tecnologia nuclear do Irã. Pode ser parte de um pacote e ser levada em consideração dentro dele.

Segundo Larijani, que é secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, o país planeja construir 20 reatores nucleares para gerar 20GW de eletricidade dentro dos próximos 20 anos. O primeiro reator, em Bushehr, ainda está em construção, numa parceria com o governo da Rússia.

Bush elogiara plano de Moscou para o Irã

Quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, defendera a proposta russa.

¿ Acho que é um bom plano. Os russos tiveram a idéia e eu a apóio ¿ disse Bush.

Larijani disse que não comentaria as declarações do presidente americano.

¿ Não devemos responder ao que os outros dizem. Devemos discernir qual é o nosso interesse. Falem eles que é positivo ou negativo, isso não afetará nossa decisão ¿ disse Larijani.

Ontem, a Índia afirmou que apóia o plano russo. O país, um aliado do Irã dentro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), recentemente se voltou contra Teerã e se uniu à posição da União Européia, que vem pressionando o Irã.

As negociações diplomáticas aumentaram nos últimos dias, pois a AIEA se reunirá na próxima quinta-feira para discutir o caso iraniano.

Ontem, o presidente da França, Jacques Chirac, pressionou ainda mais o governo iraniano.

¿ A reunião da AIEA na semana que vem será a ocasião para lembrar o Irã que ele deve cumprir com suas obrigações dentro da comunidade internacional ¿ disse Chirac.

O presidente francês também acrescentou que Teerã tem deveres, como signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.