Título: ROUPA EM ÓRBITA
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2006, O Mundo, p. 33

Traje espacial russo vira satélite

MOSCOU. O mais bizarro satélite jamais desenvolvido estará, dentro em breve, em órbita da Terra. No próximo dia 3, os dois tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) farão uma caminhada no espaço para fazer reparos de rotina e resgatar alguns experimentos. Além disso, Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams vão lançar no espaço um antigo e surrado traje espacial russo.

Não se trata de um ato insensato de poluição espacial. O traje foi modificado para funcionar como uma espécie de satélite improvisado, já devidamente batizado de roupa-satélite.

¿ A roupa-satélite é uma idéia genial dos russos ¿ afirmou Frank Bauer da Nasa. ¿ Foram os nossos parceiros russos no programa da estação espacial que tiveram a idéia: talvez possamos transformar velhos trajes espaciais em úteis satélites.

A velha roupa espacial russa cairá gradualmente em direção à Terra e se desintegrará ao entrar em contato com a atmosfera, dentro de algumas semanas. Enquanto estiver girando em torno da Terra, o traje espacial enviará ao planeta informações sobre suas condições, como, por exemplo, quanto tempo durarão suas baterias, se a roupa sofrerá um superaquecimento.

Em princípio, trata-se mais de uma jogada de marketing para atrair as atenções para o programa do que de qualquer outra coisa. Mas especialistas dizem que a experiência pode ser útil para treinar o resgate de astronautas desgarrados em caminhadas espaciais.