Título: LULA PERDE POPULARIDADE ENTRE OS ARGENTINOS
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 29/01/2006, O País, p. 11

Imagem de Kirchner, Chávez e do uruguaio Tabaré Vázquez superam a do presidente brasileiro, aponta pesquisa

BUENOS AIRES. Em março de 2003, semanas antes da eleição presidencial argentina, uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Graciela Romer e Associados mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era mais popular entre os argentinos do que qualquer político local. Mais de 50% dos entrevistados afirmaram na época que se Lula fosse argentino votariam nele nas eleições presidenciais, que terminaram consagrando o atual presidente do país, Néstor Kirchner. Quase três anos depois, a paixão dos argentinos pelo presidente brasileiro chegou ao fim.

Imagem positiva cai sete pontos em 2005

De acordo com uma nova pesquisa realizada pela empresa de consultoria argentina a pedido do GLOBO, no ano passado a imagem positiva de Lula na Argentina caiu de 28% para 21%. Perguntados sobre quais são os presidentes latino-americanos mais bem-sucedidos, os argentinos deixaram claro que a preferência por Lula é coisa do passado.

Kirchner, que antes da campanha argentina em 2003 era um desconhecido para a grande maioria dos eleitores de seu país, está em primeiro lugar, com 69% de imagem positiva. O polêmico presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ficou em segundo com 38%. O uruguaio Tabaré Vázquez, que assumiu o cargo em março do ano passado, ficou em terceiro com 23%, seguido pelo presidente brasileiro, com 21%.

O mesmo estudo mostrou que a imagem regular de Lula atinge 40% e sua imagem negativa é de 23%.