Título: INSS APRESENTA PACOTE PARA REDUZIR FILAS
Autor: Maiá Menezes e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 29/01/2006, O País, p. 12

Projeto melhorou atendimento em SP

BRASÍLIA. O INSS anunciou um pacote de medidas para reduzir as filas nos postos de todo o país. Segundo o órgão, até abril o problema deverá ser amenizado. Entre as ações, estão a ampliação do horário de funcionamento, em vigor desde o último dia 16, e a contratação de mil novos funcionários, que foram aprovados no concurso feito no ano passado e começarão a ser chamados no final deste mês. O INSS estuda a realização de um novo concurso, para abrir outras 1.200 vagas, mas depende da liberação do Ministério do Planejamento.

O órgão informou ainda que está implantando o Programa de Gestão do Atendimento, projeto para capacitar funcionários das agências. O PGA, segundo o órgão, criará um modelo gerencial do atendimento, com controle de resultados. Os servidores do INSS trabalharão com metas. Até o final de 2006, segundo o órgão, o PGA estará em funcionamento em todas as agências da Previdência, abrangendo cerca de 30 mil servidores. O projeto piloto foi implementado nas cinco maiores agências de São Paulo. Lá, os servidores tiveram um aumento médio de 150% na produção. Houve redução média de 67% no estoque de processos e cerca de 90% dos processos são definidos em até 45 dias, no prazo legal para concessão.