Título: DEPUTADO TENTA NOVO MANDATO PARA ESTENDER IMUNIDADE
Autor: José Casado
Fonte: O Globo, 29/01/2006, O País, p. 14

Donadon é relator de projeto sobre divisão do Estado do Rio

Com o processo judicial paralisado e o irmão ¿ acusado na mesma ação criminal ¿ no comando da prefeitura de uma das maiores cidades de Rondônia, Natan Donadon manteve-se à margem da crise no Congresso. Discreto no plenário, esquiva-se de repórteres e foge de fotógrafos. Dedica-se em tempo integral à conquista de um novo mandato na eleição de outubro ¿ com a consequente extensão da imunidade parlamentar.

Mostra-se competente em alianças nos corredores da Câmara. Mesmo condenado em um processo de peculato, junto com o irmão que o nomeou diretor financeiro da Assembléia, conseguiu ser indicado pelo PMDB para a comissão especial da Câmara sobre nepotismo, onde se debatem aspectos de uma legislação que poderá impor limites à parentela no serviço público. Seu irmão Marcos deu cargos de confiança no legislativo estadual a um grande número de parentes, como a mulher e a sogra de Donadon, e a vários amigos da família ¿ entre esses quase uma centena de cabos eleitorais.

Donadon apostou no candidato Aldo Rebelo, eleito com a renúncia de Severino Cavalcanti, e na semana passada podia ser visto desfilando junto com o presidente da Câmara pelas ruas de Vilhena.

Mais de 30 vezes no comando das sessões

Por mais de 30 vezes, Rebelo o escolheu como substituto na cadeira da presidência da Câmara ¿ um símbolo do terceiro cargo na hierarquia da República. Também entregou-lhe a relatoria de uma emenda constitucional das mais disputadas no plenário, e de grande relevância para o eleitorado fluminense: a do plebiscito sobre a divisão do território fluminense entre o Estado do Rio e o Estado da Guanabara.

O projeto é do ex-deputado carioca André Luiz, cassado por extorsão no ano passado. Já foi aprovado pelas Comissões de Justiça, Finanças e, em dezembro, chegou à Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento.

Donadon recomendou a aprovação, argumentando no relatório: ¿A proposta de desmembramento territorial busca reverter os efeitos negativos da malfadada fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, imposta arbitrariamente pelo governo militar, propiciando as condições legais imprescindíveis para que, por um lado, a cidade do Rio de Janeiro possa voltar a crescer economicamente, libertando-se, assim, do atual estado de imobilismo em que se encontra¿.

Natan Donadon se tornou um caso raro de político que começou uma carreira parlamentar fugindo da Justiça pela porta da Câmara.