Título: CARNAVAL, OPORTUNIDADE DE BONS NEGÓCIOS
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 29/01/2006, Economia, p. 32

Empresas aproveitam a festa para dar mais visibilidade à marca, aumentar vendas e conquistar novos clientes

Faltando pouco menos de um mês para o carnaval, grandes empresas dos setores de alimentos, bebidas e saúde investem na festa e garantem que o retorno é certo, com maior visibilidade para seus produtos e a conquista de novos clientes. Segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-Rio) e da Riotur, 680 mil turistas virão ao Rio para o carnaval, gerando uma receita de US$490 milhões. Só as operadoras de celular é que ficaram fora do sambódromo este ano. Uma delas, a Claro, investirá no rock em pleno fevereiro.

Duas das principais cervejarias brasileiras, AmBev e Schincariol, repetem no palco do samba a habitual disputa de mercado. A Brahma, marca da AmBev, monta pelo décimo sexto ano consecutivo seu camarote. Desta vez, o tema é Copa do Mundo, e são esperados dois mil convidados por dia.

Cervejaria renova o patrocínio até 2007

O gasto no camarote faz parte da verba de marketing da AmBev para 2006, estimada em R$400 milhões.

¿ É uma importante área de relacionamento da AmBev, e o retorno para a imagem da empresa é expressivo, porque associa a Brahma a tradições brasileiras, como o carnaval. Este ano demos sorte porque conseguimos unir futebol e samba em um só evento ¿ afirma Paula Lindenberg, gerente de Marketing da Brahma.

A Schincariol manteve o título de cerveja oficial do sambódromo e continua com o Espaço Nova Schin, onde recebe 500 pessoas por dia de desfile. Para o gerente de Marketing da Schincariol, Luiz Claudio Taya, o investimento no carnaval do Rio é importante para a marca.

¿ Associar a marca ao carnaval do Rio, que é visto não só pelos cariocas mas por gente de várias partes do mundo, é importante para a imagem da companhia. Por isso, renovamos o patrocínio no sambódromo até 2007.

E depois de dois anos longe do carnaval do Rio, a Unimed volta como patrocinadora do sambódromo. A empresa está investindo R$5 milhões em sinalização, postos médicos, ambulâncias e em um camarote.

¿ O carnaval faz parte da estratégia da Unimed-Rio para o primeiro trimestre do ano, dentro da meta de alcançar a marca de 550 mil clientes em 2006, um aumento de 10% em relação a 2005. O camarote é um meio de receber potenciais clientes corporativos e fechar novos negócios, além de manter os atuais ¿ diz Marcelo Giannubilo, superintendente de Marketing e Desenvolvimento da Unimed-Rio.

Operadoras de celular fazem o carnaval do Nordeste

Segundo Giannubilo, a empresa chega a vender o dobro de planos de saúde pessoa física em fevereiro, na comparação com outros meses do ano, com campanhas promocionais que oferecem 20% de desconto na aquisição dos planos.

Rosana Santos, proprietária do tradicional Bar Luiz também aproveitará os dias de folia para negócios. Uma filial do bar centenário foi montada no setor 2 do sambódromo e já recebe o público que vai aos ensaios técnicos das escolas de samba. Nos dias de desfile, o espaço, com capacidade para 140 pessoas na área interna e 70 pessoas na varanda, também vai receber, além de foliões, empresários e gente do samba.

¿ O objetivo é aproveitar a presença no sambódromo para novos negócios. Nosso objetivo é abrir filiais do Bar Luiz em outros pontos do Rio e de São Paulo ¿ diz Rosana.

Velho conhecido de quem assiste os desfiles no Rio, a rede de lanchonetes Bob¿s terá 50 lojas no Sambódromo. A empresa abriu 200 vagas para o quadro adicional de carnaval e os melhores serão efetivados.

As operadoras de telefonia celular apostaram em eventos fora do sambódromo. Carnaval, apenas no Nordeste.

¿ No Rio, temos os ensaios da Portela no Circo Voador, na Lapa, onde também serão realizados bailes no mês de fevereiro ¿ afirma o diretor Territorial da TIM Rio e Espírito Santo, José Paulo David.

A Vivo, que em 2005 montou um camarote na Marquês de Sapucaí, criou um espaço em Búzios, na Região dos Lagos.

¿ Nosso objetivo é o relacionamento com clientes de alto valor e a venda de serviços para celular ¿ informa Felipe Baraona, gerente de Marketing e Eventos da companhia.

A Claro patrocina o rock internacional em pleno fevereiro, com shows das bandas Rolling Stones, no Rio, e U2, em São Paulo. O diretor de Serviços de Valor Agregado da Claro, Marco Quatorze, afirma que o objetivo é manter os clientes que compraram aparelhos de celular no Natal. A empresa também escolheu o Nordeste para associar a marca ao carnaval.

¿ Para o show do U2, iniciamos em fevereiro uma promoção que dá ingressos para a apresentação da banda na compra de um celular. No show dos Rolling Stones, clientes especiais terão acesso à área vip.