Título: Câmara tende a absolver três deputados envolvidos no valerioduto
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 30/01/2006, O País, p. 4

Líderes partidários e presidente da Casa, Aldo Rebelo, negam acordão

BRASÍLIA. Apesar das negativas veementes de líderes dos partidos e do presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), sobre um possível acordão para salvar da cassação deputados acusados de participar do esquema do mensalão, a Câmara tende a absolver mais três parlamentares que recebiam dinheiro do valerioduto. Isso poderá desgastar ainda mais a imagem da Casa.

Entre os que têm chance de escapar estão os deputados Roberto Brant (PFL-MG) e os petistas Professor Luizinho (SP) e João Magno (MG). Os dois primeiros já tiveram seus pedidos de cassação aprovados pelo Conselho de Ética, mas apostam na absolvição no plenário, onde o voto é secreto.

Até agora, apenas dois cassados

Da lista de 19 parlamentares sob suspeita enviada pela CPI dos Correios à Mesa da Câmara, quatro renunciaram, dois já escaparam da cassação em plenário e apenas dois foram cassados.

¿ Não existe qualquer acordão. Mas estou confiante de que serei absolvido com uma margem boa no plenário pela solidariedade que tenho recebido de meus colegas ¿ afirmou Brant.

Para o presidente da Câmara, não se pode confundir uma eventual absolvição com acordão.

¿ Não creio em acordão, seja para cassar ou absolver. O resultado final de cada processo corresponde ao julgamento feito pela Casa. Não podemos agir a partir de um pressuposto de que todos os processados serão condenados ou absolvidos, caso contrário não haveria necessidade nem mesmo do julgamento ¿ disse Aldo, antecipando que pretende concluir a votação de todos os pedidos de cassação até maio.

O líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), promete empenho para derrubar o pedido de cassação contra Brant. A bancada pefelista deverá votar unida contra a recomendação do Conselho de Ética e poderá ser seguida por boa parte dos tucanos. Na votação do conselho, os dois representantes do PSDB já anteciparam essa posição.

Professor Luizinho é outro parlamentar com chances de manter o mandato, já que teria recebido apenas R$20 mil do valerioduto, a menor quantia registrada entre os beneficiários do esquema montado pelo empresário Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Luizinho está disposto a recorrer da decisão do Conselho de Ética, que aprovou semana passada a recomendação da sua cassação. Com isso, ganhará um pouco mais de tempo.

João Magno também já foi identificado por alguns colegas como um dos que têm chance de serem poupados, embora tenha usado recursos de caixa dois em 2002 e 2004.

Já o deputado Pedro Corrêa (PP-PE) dificilmente escapará da perder o mandato. O relatório do deputado Carlos Sampaio (PSDB-PR), recomendando a sua cassação, deverá ser votado pelo Conselho de Ética amanhã, enquanto a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) estará apreciando um recurso do deputado Wanderval Santos (PL-SP) contra o seu pedido de cassação. A expectativa é de que o processo de Wanderval só entre na ordem do dia da Câmara na próxima semana.