Título: DESENCONTRO ENTRE PRÁTICA E DISCURSO
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 30/01/2006, O País, p. 4

Luizianne Lins tem dificuldades para cumprir promessas de campanha

FORTALEZA. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, de 37 anos, foi mais uma petista que aprendeu a diferença entre discurso de campanha e o exercício do poder. Saída de uma vitória surpreendente e rodeada de expectativas, deparou-se no primeiro ano de governo com duas bombas-relógios deixadas pelo antecessor: uma dívida de curto prazo de cerca de R$255 milhões e contratos vencidos de prestação de serviços em áreas estratégicas, como saúde e educação. Não havia em caixa recursos suficientes para a folha de pagamento que foi paga com atraso nos dois primeiros meses.

Primeiro ato foi negociar com empresas de lixo

Luizianne iniciou uma reforma administrativo-financeira e negociou dívidas com as empresas de lixo, antes mesmo de assumir, para que elas removessem entulhos até em bairros nobres da cidade.

Engessada pela falta de recursos, forçada a decretar estado de emergência nos primeiros dez dias de gestão para contornar o problema dos contratos vencidos, pelo menos seis meses da administração foram consumidos na arrumação da casa. Para observadores, faltou um diagnóstico mais preciso dos problemas, o que levou a ações desencontradas no primeiro escalão.

¿ A prefeita tem comando e é muito acatada. Mas faltou visão estratégica para inovar, o que não foi possível no primeiro ano para estabelecer a inversão de prioridades, um dos dois pilares de sua campanha ¿ critica o professor de economia política e filosofia da Universidade Estadual do Ceará, Francisco Auto Filho, também fundador do PT no Ceará.

Analistas avaliam que Luizianne, eleita com 56,21% dos votos válidos no segundo turno, precisa cumprir promessas para não perder sua credibilidade. A melhoria dos serviços nos postos de saúde é uma delas. Ela já reformou 88 postos e abriu 20 leitos de UTI, mas críticas à qualidade do atendimento persistem.

O inverno fraco do ano passado poupou Luizianne de complicações com as 98 áreas de riscos da capital cearense. Desde o fim de 2005, ela intensificou as obras de desobstrução de canais, rios e lagoas para reduzir os problemas de inundação.

Prefeita enfrentou problemas com secretariado

Mestre em finanças públicas e coordenador do Fórum da Transparência, Alberto Amadei acha que houve um descompasso entre o prometido e o realizado:

¿ Luizianne passou por média. Mas foi feito até demais considerando a situação estrutural.

Em doze meses, Luizianne cinco secretários deixaram suas pastas e outros três foram remanejados.

¿ Tem gente com preparação técnica e teórica, é o melhor doutor, mas não sabe ser gestor ¿ disse Luizianne recentemente, referindo-se ao ex-secretário de Educação, Idevaldo Bodião, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Apesar de o PT ter eleito apenas três vereadores, Luizianne montou uma base e tem o apoio da maioria dos 41 vereadores.

¿ Fomos condescendentes com ela até agora por duas razões. Por não ter enviado projeto que merecesse oposição e para que aprendesse administrar e a planejar. Esperamos que esse ano comece a executar. Já não pode mais falar de herança maldita porque a prefeitura arrecadou muito no ano passado e tem dinheiro em caixa ¿ disse o vereador Carlos Mesquita (PMDB).