Título: Segundo plano
Autor:
Fonte: O Globo, 30/01/2006, Opinião, p. 6

Educação é um desses temas em que sólidos consensos convivem com divergências profundas. As concordâncias são genéricas: ninguém diverge sobre a importância da educação para qualquer país, mais ainda o Brasil, que tem conhecidos problemas na formação da população e é obrigado a fazer frente no mundo globalizado a ferozes concorrentes como a China e a Índia, eficientes no adestramento de profissionais.

As divergências estão em como fazer. Isso não é empecilho, no entanto, a que se formem correntes de opinião fortes sobre o tema. É muito questionada, por exemplo, a hierarquização feita pelo governo para enfrentar os desafios do setor.

Uma crítica recorrente a Brasília é quanto ao peso desproporcional dado à questão universitária, em relação ao que é feito para melhorar a qualidade do ensino básico ¿ sem o que de pouco adianta ampliar a oferta de vagas no ciclo superior.

Se a qualidade do ensino básico não for aprimorada, o futuro do país será medíocre, de simples exportador de matérias-primas ou pouco elaboradas.

Um indicador da eficácia do ensino é a taxa de evasão de alunos. E segundo os censos escolares, ela está em alta. Tem caído o número de formandos no ensino médio, e não é por algum fenômeno demográfico. Em 2004, a oferta de vagas nas universidades (2.320 mil) superou o contingente que se formou no ensino médio em 2003 (1.884 mil).

Alega-se que os recursos destinados à educação pública no Brasil são comparáveis, em relação ao PIB, a países como Alemanha e Coréia do Sul. Mas é preciso cuidado com a estatística, pois no Brasil incluem-se nessa rubrica os benefícios dos professores aposentados.

É visível a necessidade de investimentos na formação dos professores e na sua remuneração. O governo acena com o fundo de apoio à educação básica, o Fundeb. Ainda assim a questão continua em aberto. Com a explosão do déficit da Previdência ¿ deflagrada por sucessivos aumentos generosos do salário-mínimo ¿ e o crescimento desmesurado dos gastos ditos sociais, a educação tem ficado mesmo em segundo plano.