Título: A SEGURANÇA DAS GARAGENS SUBTERRÂNEAS EM XEQUE
Autor:
Fonte: O Globo, 30/01/2006, Rio, p. 12

Especialistas falam sobre falhas nas construções

A morte de seis pessoas no estacionamento do Penha Shopping traz à tona a polêmica sobre a segurança de garagens subterrâneas, em grande número na cidade. Segundo Reynaldo Barros, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), o licenciamento para obras subterrâneas é de responsabilidade do projetista do empreendimento, a quem cabe fazer estudos de adequação do local ¿ o que nem sempre acontece.

¿ Além de avaliar o histórico pluviométrico da região, é preciso estabelecer a vazão média das águas de rios e canais próximos, para prever riscos reais em dias de chuva ¿ afirma Barros.

Conselheiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Jerônimo Moraes Neto lembra que as construções subterrâneas não apresentam dificuldades para serem realizadas, desde que feitas de acordo com os padrões previstos na legislação urbanística. Ele explica que medidas como drenagens mecânicas, para retirar águas tanto na rua como no plano mais fundo do estacionamento, e a existência de vários pontos de evacuação são previstas na legislação e ajudam a evitar afogamentos.

¿ Mas só a perícia pode avaliar se houve realmente culpa técnica ou negligência no caso da Penha ¿ diz Moraes Neto.

O arquiteto do Crea-RJ Canagé Vilhena culpa a desarticulação entre o desenvolvimento urbano e a proteção ambiental.

¿ Garagens subterrâneas não devem ser construídas nas proximidades de rios e canais. Essas construções devem ser evitadas ao máximo, pois o Rio de Janeiro é uma cidade de aterros ¿ afirma ele.