Título: ESTUDANTES SÃO PRESOS POR FRAUDE NO VESTIBULAR
Autor:
Fonte: O Globo, 30/01/2006, Rio, p. 15

Gabarito foi enviado por mensagem para celulares escondidos nos tênis dos candidatos

Policiais da 24ª DP (Piedade) prenderam em flagrante quatro estudantes, ontem de manhã, por tentativa de fraude no vestibular de medicina da Universidade Gama Filho, em Piedade. Diogo Dupin Zwan, do Rio Grande do Sul; Antônio Luiz de Argolo Filho, da Bahia; Renata Bispo Arruda, de Brasília; e Jane Lopes Soares, do Espírito Santo, foram encontrados em banheiros da universidade com celulares escondidos nas palmilhas dos tênis. Torpedos com o gabarito da prova foram enviados para os aparelhos.

Segundo o delegado Luís Antônio Ferreira, da 24ª DP, a fraude é responsabilidade de uma quadrilha nacional, que vem sendo investigada pela Polícia Federal. De acordo com ele, os estudantes foram abordados quando fizeram a inscrição ou por meio do Orkut e do MSN.

Os vestibulandos foram orientados a comprar um celular Nokia 1.000 ¿ com painel de plástico, o que dificulta a identificação por detector de metais ¿ e um chip da TIM.

O combinado era que uma pessoa qualificada faria a prova e mandaria as respostas para os celulares a partir das 10h. Ao receberem a mensagem, os estudantes deveriam ir ao banheiro, anotar o resultado e jogar o chip do celular na privada. O aparelho deveria ser destruído após a prova. Os candidatos assinaram notas promissórias, no valor de R$10 mil a R$15 mil, que seriam pagas quando saísse o resultado do vestibular.

Disque-Denúncia recebeu ligação sobre a fraude

Na noite de sábado, o Disque-Denúncia recebeu uma ligação que explicou com detalhes como aconteceria a fraude. Os policiais entraram em contato com os responsáveis pelo vestibular e, às 7h de ontem, armaram o esquema de prisão, colocando agentes com detectores de metais em todos os banheiros do prédio. Três dos jovens confessaram o crime. Renata Bispo não admitiu ter participação, mas foi flagrada com celular idêntico ao dos outros.