Título: MILÍCIAS ARTICULAM CRIAÇÃO DE BRAÇO POLÍTICO
Autor: Sérgio Ramalho
Fonte: O Globo, 30/01/2006, Rio, p. 16

Grupos que dominam 72 favelas apóiam campanhas de pré-candidatos a vagas na Câmara dos Deputados e na Alerj

Milícias que vendem ¿proteção¿ em 72 comunidades do Rio, de onde expulsaram traficantes, articulam a criação de um braço político. Depois de demarcarem território ¿ como acontece na Vila São João, em Campo Grande, onde o triângulo verde pintado nos muros sinaliza o domínio ¿ grupos apóiam campanhas de pré-candidatos aos cargos de deputados estadual e federal nas áreas ¿protegidas¿, onde vivem 220.300 pessoas.

Presidente da Comissão de Segurança da Assembléia legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Carlos Minc (PT) confirma a pretensão política de integrantes dessas milícias formadas por policiais. Minc defende a criação, por lei, de uma corregedoria independente para investigar a participação de policiais nesses grupos:

¿ Vou defender a votação do projeto para implantar uma supercorregedoria, com concurso e estrutura própria, para investigar esses casos. Com isso, evita-se o corporativismo ¿ disse o deputado, que anunciou a convocação de audiência com representantes da cúpula da Secretaria de Segurança Pública para fazer perguntas sobre a expansão do poder das milícias, como O GLOBO noticiou ontem.

Minc atribui à ausência do Estado o crescimento das milícias, que em um ano agregaram 30 novas comunidades à área de domínio na Barra, em Jacarepaguá, em Pedra de Guaratiba, no Conjunto Nova Sepetiba e na Zona da Leopoldina. Com relação às ramificações políticas, Minc vai se reunir com o procurador-geral de Justiça do Rio, Marfan Martins Vieira, para saber sobre o andamento de investigações em que aparecem nomes de políticos ligados ao crime organizado.

¿ Temos que abrir essa caixa-preta e descobrir a extensão do braço político desses grupos ¿ disse Minc.

Ex-procurador-geral de Justiça do estado, o deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT) acusa os políticos que negociam com milícias ou traficantes de legitimar organizações criminosas.

¿ O tráfico e, agora, essas milícias impõem os nomes de aliados nas regiões dominadas, impedindo o acesso de outros candidatos. É importante investigar essa ligação com todo o rigor, mesmo no caso dos que têm foro especial.