Título: BANCO ATRIBUI DIFICULDADES ÀS EMPRESAS
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 30/01/2006, Economia, p. 17

BRASÍLIA. A Caixa Econômica Federal nega a existência de falhas operacionais no Conectividade Social. Em nota, o banco informa que os problemas são pontuais e atribui às empresas as dificuldades, como provedor de acesso à internet inoperante, deficiência na rede telefônica e vírus no equipamento. O programa, segundo a Caixa, é uma ferramenta para facilitar a vida de empresas e trabalhadores. ¿É natural que alguns usuários apresentem certa resistência e venham a reclamar diante da menor dificuldade¿, diz a nota.

O serviço de Ouvidoria do banco confirma o recebimento de reclamações, e o 0800 registra uma média de cinco mil chamadas diárias de usuários com dificuldade de entrar no banco de dados. O superintendente nacional do FGTS, Nelson Antonio de Souza, diz que o sistema está preparado para atender à demanda.

¿ O Conectividade Social foi uma demanda das próprias empresas para evitar filas nas agências e já beneficiou 1,3 milhão de trabalhadores ¿ destacou, admitindo congestionamentos no início do mês.

Um teste feito pelo economista Synésio Batista da Costa, presidente do Conselho Federal de Economia, revela as dificuldades: às 17h de terça-feira, o site estava fora do ar. Às 17h40m, ele conseguiu acessar o banco de dados, após espera de cinco minutos. E isso numa simulação para alterar o endereço de um funcionário.

O novo modelo começou há cerca de um ano, mas em novembro os problemas aumentaram, porque a Caixa passou a exigir que as comunicações sobre demissão fossem feitas pelo sistema. As micro e pequenas empresas que não têm autorização criptografada precisam levar um disquete à Caixa. Nas agências, são informadas de que o sistema está fora do ar. A saída é pedir o extrato do trabalhador. (G.D.)