Título: CONSELHO DA ARCELOR DECIDE REJEITAR OFERTA HOSTIL DA SIDERÚRGICA MITTAL
Autor:
Fonte: O Globo, 30/01/2006, Economia, p. 18

Diretores recomendam aos acionistas que não ofereçam papéis à rival

LUXEMBURGO. O Conselho de Administração da siderúrgica Arcelor rejeitou ontem a oferta hostil de US$22,8 bilhões feita sexta-feira pela rival Mittal Steel, alegando diferença de opiniões sobre estratégia de negócios. O conselho se reuniu em Luxemburgo, sede da empresa, especialmente para discutir a proposta da Mittal.

Os 18 diretores do conselho recomendaram aos acionistas que não ofereçam seus papéis à Mittal, com sede em Roterdã. Os acionistas, porém, não precisam aceitar a recomendação.

¿Após uma análise completa dos elementos a sua disposição, o conselho prontamente concluiu que a Arcelor e a Mittal Steel não compartilham a mesma visão estratégica, o modelo de negócios ou os valores¿, disse a empresa em um comunicado. A decisão foi unânime. O conselho também disse temer as ¿sérias conseqüências¿ que a proposta da Mittal poderia ter no grupo, seus acionistas, empregados e clientes.

Na sexta-feira, a Mittal ¿ a maior siderúrgica do mundo ¿ entregou sua proposta aos acionistas e ao Conselho de Administração da Arcelor, a segunda do ranking mundial. A fusão das duas empresas criaria um gigante da siderurgia responsável por 10% da produção mundial de aço.

A Arcelor foi criada em 2002, como resultado da fusão da francesa Usinor, a luxemburguense Arbed e a espanhola Aceralia. No Brasil, ela controla a Arcelor Brasil.