Título: Europa não financiará palestinos se Hamas insistir em atacar Israel
Autor:
Fonte: O Globo, 30/01/2006, O Mundo, p. 22
Chanceler federal da Alemanha não se encontrará com o líder do grupo
JERUSALÉM. A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, disse ontem que a União Européia interromperá sua ajuda à Autoridade Nacional Palestina (ANP) se o Hamas não renunciar à violência contra Israel. Merkel fez o pronunciamento durante um encontro com o primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, em Jerusalém. A UE é o maior doador da ANP, dando US$600 milhões aos palestinos por ano.
A ameaça de Merkel aconteceu um dia depois de o presidente George W. Bush dizer que os EUA também interromperiam sua ajuda anual de US$400 milhões pelo mesmo motivo. Tanto a UE quanto os EUA consideram o Hamas um grupo terrorista.
¿ Uma ANP com diretrizes como as do Hamas não pode receber dinheiro da UE ¿ disse Merkel.
Ela deve se encontrar hoje com o presidente palestino, Mahmoud Abbas. Porém, já afirmou que não terá qualquer encontro com a liderança do Hamas, grande vitorioso das eleições palestinas. Sábado, uma recontagem dos votos deu 74, e não 76, cadeiras para o Hamas, contra 45 para o Fatah (duas a mais do que as 43 da primeira contagem). Ainda assim, o Hamas continua tendo maioria absoluta no Parlamento de 132 deputados da ANP.