Título: Bolívia terá cocaleiro no combate ao tráfico
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 30/01/2006, O Mundo, p. 22

Evo Morales escolhe plantador de coca para liderar campanha a favor da planta na ONU

BUENOS AIRES. O novo presidente da Bolívia, Evo Morales, designou um líder do movimento dos plantadores de coca (os cocaleiros) como vice-ministro da Coca e do Desenvolvimento Integral. O escolhido pelo presidente foi Felipe Cáceres, dirigente social que está à frente de seis federações de cocaleiros do país. Além de combater o tráfico de drogas, um de seus principais objetivos será comandar uma campanha internacional para retirar a folha de coca da lista de venenos das Nações Unidas, promessa feita por Morales durante a campanha.

¿ Queremos lutar contra o narcotráfico, mas deve ser uma luta contra o narcotraficante e não contra o cocaleiro, como foi até agora ¿ disse o novo presidente da Bolívia, que durante sua infância e juventude plantou folhas de coca na região do Chapare.

Morales disse que seu governo respeitará o limite imposto às plantações de folha de coca (12 mil hectares em todo o país), mas deixou claro que não haverá ¿coca zero¿.

¿ A defesa da coca nos fez acordar. O Movimento ao Socialismo (MAS, partido fundado pelo presidente em 1995) nasceu de uma folha de coca ¿ enfatizou Morales, diante de uma platéia de cocaleiros no Chapare.

O presidente boliviano pediu aos produtores que industrializem a folha de coca como fazem empresários espanhóis no Peru, onde a coca é usada como matéria-prima para produzir licores e refrigerantes. O governo do MAS realizará, junto com a União Européia (UE), um estudo para determinar o tamanho do mercado de consumo da folha de coca na Bolívia. O resultado da pesquisa, disseram funcionários do governo, será usado para estabelecer restrições às plantações. De acordo com relatórios oficiais, atualmente as plantações de folha de coca ocupam 27 mil hectares, superando amplamente o limite estabelecido por lei.

A folha de coca é usada na Bolívia para produzir chá e produtos medicinais. Muitos bolivianos costumam mascar folhas para atenuar o impacto da altitude em algumas regiões do país como a capital La Paz, que está a quatro mil metros de altura. Um dos objetivos de Morales é exportar a folha de coca para outros países da região.