Título: GOVERNO E OPOSIÇÃO TENTAM SALVAR DIRETORES DA CAIXA
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 31/01/2006, O GLOBO, p. 2

Tucano quer incluir Palocci entre os pedidos de indiciamento ao MPF

BRASÍLIA. Na sessão de hoje da CPI dos Bingos, PT, PSDB e PFL podem se unir para retirar do primeiro relatório da comissão, sobre o caso Gtech, os nomes do atual presidente e de dois ex-presidentes da Caixa Econômica Federal, indicados pelos três partidos. O acordo estaria sendo costurado desde a semana passada. A CPI também pode votar uma emenda do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) ao relatório que inclui o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na lista de pedidos de indiciamento feitos ao Ministério Público Federal.

O relatório poderá ser votado hoje. Nele, o relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), pede o indiciamento de Jorge Mattoso, presidente em exercício da Caixa, Sérgio Cutolo e Emílio Carrazai, que ocuparam o cargo no governo Fernando Henrique. Eles são acusados de prevaricação e de descumprimento da lei de licitações e improbidade administrativa por manterem contratos sem concorrência com a multinacional Gtech.

Semana passada, o PT já havia apresentado emenda excluindo o nome de Mattoso. Ontem, foi a vez de Antero fazer o mesmo em relação a Cutolo e Carrazai. Nos bastidores, é dada como certa a aprovação das emendas.

¿ Não há acordo com ninguém. Tenho dificuldades de trabalhar para incriminar alguém só para não parecer um acordão ¿ disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

A negociação do acordo irritou o relator, que pode votar hoje contra o próprio relatório, se os nomes forem retirados. Ele teria preparado um discurso condenando o acordão. Já a emenda que inclui Palocci na lista dos indiciados não é consenso entre a oposição e pode nem ser posta em votação. Virgílio afirma que o ministro deve ser citado, mas não indiciado.