Título: ASSIM FALOU O PRÉ-CANDIDATO VIDIGAL
Autor: Evandro Éboli e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 31/01/2006, O País, p. 4

Presidente do STJ admite carreira política e sonha com ABL

BRASÍLIA. Depois de Nelson Jobim, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), admitir pretensões eleitorais para este ano, agora é a vez de o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, trilhar o mesmo caminho. Em entrevista ao programa ¿Fala que eu te escuto¿, da TV Record, na quarta-feira da semana passada, o ministro afirmou que tem sido sondado por partidos para se candidatar ao governo do Maranhão, seu estado natal, e até para a Presidência da República.

Vidigal disse que estaria em condições de ocupar a Presidência. Mas alegou que o Maranhão merecia uma recompensa pelo carinho que sempre destinou a ele.

¿ Eu não tenho medo. Se me chamarem, eu estarei lá sim, para melhorar as condições de vida da nossa gente ¿ declarou o presidente do STJ.

Para disputar as eleições deste ano, Vidigal seria obrigado a deixar a cadeira de ministro do STJ até o dia 1º de abril. A assessoria de imprensa do tribunal informou que o ministro ainda não se decidiu. Mas interlocutores de Vidigal acreditam que ele já estaria determinado a seguir uma carreira política, como demonstraram suas frases ditas durante a entrevista da TV Record:

¿ Quem quiser ser presidente da República tem que entender de Judiciário, não pode ficar só com esse papo de economia.

É provável que o ministro se filie ao PMDB, partido do senador José Sarney, amigo com quem conversa com freqüência e que, quando era presidente da República, o indicou para o STJ.

No mesmo programa, o ministro se mostrou empolgado com supostos apoios para concorrer à Academia Brasileira de Letras (ABL). Poeta, ele programou o lançamento de quatro livros para este ano. Um deles chama-se ¿Assim falou Vidigal¿, uma paráfrase à obra-prima do filósofo alemão Friedrich Nietzsche ¿Assim falou Zaratustra¿.

¿ A capa é uma foto minha falando a um público. Mostra que sou uma pessoa que, quando fala, todos ficam interessados em ouvir ¿ explicou.