Título: FH: CORRUPÇÃO DEVE SER TEMA DE CAMPANHA
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 31/01/2006, O País, p. 8

A conversa deles é de que essa questão moral não conta mais. Conta, sim. Ladrão, não mais¿, diz ex-presidente

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que o PSDB deve impor durante a eleição presidencial deste ano a discussão sobre corrupção no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Jogando duro contra o governo federal, Fernando Henrique chegou a dizer que o país não deve dar mais espaço para ladrões e que Lula terá que passar toda a campanha se explicando sobre a corrupção que ¿chegou lá em cima¿.

¿ O PSDB tem que saber o que interessa a discutir na campanha. E não embarcar na discussão que interessa ao governo. Tem que saber o que nos interessa, e forçar essa agenda. Tem que puxar para briga. Se você não tem capacidade para definir a agenda, você perde. Não podemos embarcar nos nossos companheiros que estão lá em cima, não. A conversa deles é de que essa questão moral não conta mais. Conta, sim. Ladrão, não mais ¿ disse o ex-presidente, durante uma palestra para reinauguração do Instituto Social Democrata, uma organização formada por líderes tucanos.

Fernando Henrique afirmou que Lula também será cobrado por promessas feitas durante a campanha eleitoral:

¿ O presidente Lula tem toda uma explicação para dar ao país. O tempo todo ele vai ter que voltar a temas desagradáveis, mas vai ter que voltar durante a campanha. E não é o tema da corrupção apenas, porque isso não adianta voltar porque todo mundo já sabe que teve muita. Ele também vai ter que explicar porque prometeu e não cumpriu tanta coisa.

O ex-presidente também rejeitou a acusação do PT de que irregularidades detectadas no governo Lula são similares às praticadas por outros partidos.

¿ Eles (petistas) decidiram agora dizer que todo mundo é igual, farinha do mesmo saco. Não somos, não. Nem todo mundo é igual a eles.

Para Fernando Henrique, o país deve dar provas de que a impunidade não terá mais espaço. Para isso, disse ele, o parlamentar envolvido em corrupção deve ser punido, seja de qual partido for. O ex-presidente deu sinais de que não aprovou o fato de tucanos terem votado a favor da absolvição no Conselho de Ética de seus pares envolvidos no escândalo do valerioduto.