Título: ALCKMIN CULPA GOVERNO POR VIOLÊNCIA
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 31/01/2006, O País, p. 10

Serra responsabiliza PT pelo aumento da pobreza na cidade de São Paulo

SÃO PAULO. A ocorrência de seqüestros e tráfico de drogas aumentou no Estado de São Paulo, segundo o balanço de 2005 apresentado ontem pelo governador Geraldo Alckmin. Os seqüestros cresceram 18,5% e o tráfico, 13,36% em relação a 2004. No entanto, o número de pessoas assassinadas diminuiu 18,56% (de 9.363 para 7.592).

Pré-candidato à Presidência, Alckmin responsabilizou o governo federal pelas falhas no combate ao crime. Segundo ele, São Paulo tem de ¿enxugar gelo¿ ao combater o tráfico de armas e drogas, pois o policiamento de fronteiras é atribuição federal.

¿ A gente pega uma arma a cada 14 minutos, elas não param de entrar. É falta de polícia de fronteira. Veja o tráfico de drogas: não são atribuições do estado, mas você fica aqui, consertando.

Para mostrar a velocidade do banco de dados digital, Alckmin pediu seu atestado de antecedentes criminais. Levou 15 segundos. O sistema custou R$18 milhões. Pelo balanço divulgado ontem, o número de seqüestros aumentou de 112, em 2004, para 133 casos em 2005, com crescimento maior no interior do estado. A estatística não registra os casos em que as vítimas são assassinadas. As apreensões de drogas saltaram de 14.261 para 16.166. Para o governador, os seqüestros não têm sido cometidos por organizações criminosas. Segundo ele, até 15% dos pedidos de resgate não ultrapassam os R$3,3 mil.

¿ Temos de analisar caso a caso para buscar explicação para o aumento desse tipo de crime ¿ ponderou Alckmin.

Na capital, cresceu o número de menores presos em flagrante, de 1.594 para 2.294 (43,9%). Também aumentou em 15,5% o número de assaltos a banco ¿ de 58, em 2004, para 67 em 2005.

Já em campanha, Alckmin, planeja sua agenda de viagens. No sábado, segue para Mato Grosso do Sul, onde visitará Campo Grande e Dourados. O governador disse não se incomodar com os elogios que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem feito ao prefeito de São Paulo, José Serra, também pré-candidato tucano.

¿ Não me abala em nada. Estamos animados, trabalhando. Esse é um assunto interno da direção partidária¿ disse.

Serra também tem participado de inaugurações em clima de campanha. Ontem, na Zona Leste da cidade, moradores entoaram palavras de ordem: ¿Brasil contente, Serra presidente¿.

¿ É normal que as pessoas se manifestem, em face a todo o noticiário ¿ comentou Serra.

O prefeito culpou o PT pelo aumento do número de pessoas pobres em São Paulo, apontado por pesquisa do IBGE.

¿ Nós vimos que, entre 2003 e 2004, o mesmo partido (PT) no governo federal e aqui em São Paulo aumentou em 200 mil os pobres na cidade. Não é brincadeira¿ disse Serra.

Segundo o prefeito, esse aumento da população pobre se dá por uma falta de políticas de geração de emprego.

¿ Não há política de saúde, de educação e de renda mínima capaz de compensar o efeito do desemprego, que é o problema nº 1.