Título: TELEFONE É NOVA ARMA CONTRA A DOENÇA
Autor: Bernardo Mello Franco e Guilherme Freitas
Fonte: O Globo, 31/01/2006, Rio, p. 12

Ministério da Saúde ligará para 2,6 milhões de casas para falar sobre prevenção

Quem não tem como combater focos em todas as casas, caça mosquito como pode. O Ministério da Saúde adotou uma nova estratégia para levar a prevenção contra a dengue aos 23 municípios com maior índice de infestação de Aedes aegypti do Brasil. Desde a semana passada, 2,6 milhões de residências localizadas nestas cidades começaram a receber telefonemas com informações sobre a doença e maneiras de evitá-la. O Rio de Janeiro é o município que vai receber mais ligações: 1,6 milhão.

A mensagem eletrônica lembra à população medidas simples para evitar a proliferação do mosquito: ¿Coloque areia no pratinho dos vasos de planta, feche bem as latas de lixo, deixe ralos fechados, tampe a caixa d'água e os tonéis, esvazie e guarde as garrafas de cabeça para baixo.¿

O Rio, um dos cinco lugares em que o número de casos da doença cresceu em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado, é o único estado da região Sudeste incluído na campanha. Além dos cariocas, escutarão a mensagem moradores de Itaboraí, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados. Salvador e Rio Branco, no Acre, são outras capitais contempladas pelo programa.

É a primeira vez que o Ministério da Saúde adota a estratégia. Os domicílios selecionados ficam nas áreas de maior risco de contaminação, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), feito pelo ministério no ano passado.

Cada residência receberá apenas um telefonema. E não há escapatória: o domicílio só é retirado do cadastro depois que a ligação é atendida. A mensagem termina com um apelo: ¿Não se esqueça, para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados¿.