Título: QUADRILHA DO CELULAR OFERECIA FRAUDE NOS VESTIBULARES DE TODO O BRASIL
Autor: Ruben Berta
Fonte: O Globo, 31/01/2006, Rio, p. 17

Polícia admite que ainda não tem pistas dos operadores do esquema

Um verdadeiro cardápio de cursos e faculdades pode estar sendo oferecido pela quadrilha que comandou a tentativa de fraude no vestibular de medicina da Universidade Gama Filho anteontem. Segundo o delegado titular da 24ª DP (Piedade), Luiz Antônio Ferreira, um dos quatro jovens detidos pouco antes de tentar pegar as respostas do exame através de um celular afirmou que os fraudadores ofertaram o mesmo esquema para provas em diversas instituições de todo o Brasil. Até o início da noite de ontem, os jovens ainda continuavam presos na própria delegacia, mas a polícia continuava sem pistas dos integrantes da quadrilha.

Os quatro jovens, todos de fora do Rio, responderão por crime de estelionato, cuja pena varia de um a cinco anos de prisão. Eles pagaram de R$10 mil a R$15 mil para ter acesso aos celulares em que conseguiriam as respostas certas. Quando foram ao banheiro durante a prova, os candidatos passaram por uma revista com detector de metais, que constatou a presença dos telefones em meias e tênis. No fim de semana passado, a polícia havia recebido denúncia anônima sobre a fraude e designou uma equipe de oito homens para acompanhar o concurso.

Segundo o delegado Luiz Antônio Ferreira, praticamente não houve contato pessoal entre os alunos e quem oferecia a fraude. Todo o contato era feito por pessoas que diziam conhecer o esquema, mas do qual alegavam não ser participantes.