Título: UM MITO NO BC AMERICANO
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 31/01/2006, Economia, p. 21

Greenspan tem fama de `oráculo¿. Bernanke, de independente

WASHINGTON. Quando Alan Greenspan sair pela porta do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) hoje, depois de 18 anos e meio como seu líder, ele já terá assegurado seu lugar na história da economia. Mas, aos 79 anos, o presidente do Fed está longe de desaparecer ¿ amanhã ele deve voltar ao trabalho em um novo lugar, com planos para um livro, um serviço de consultoria e palestras.

O mandato longo e bem-sucedido possivelmente fez de Greenspan o mais famoso presidente na história do BC americano, tratado com reverência nos EUA e no exterior como um verdadeiro oráculo em função do seu aparente domínio do ciclo empresarial.

No ápice do boom econômico da década de 1990 ¿ com expansão recorde que durou dez anos ¿ foi difícil separar o homem do mito, e muitos em Wall Street achavam que o toque mágico de Greenspan poderia manter o crescimento indefinidamente. Apesar de a confiança nele ter sido testada com o estouro da bolha das empresas de alta tecnologia em 2000, seguida por uma amena recessão e uma prolongada tendência negativa nas bolsas de valores, o mundo todo apareceu para aplaudi-lo nos últimos meses de Greenspan no cargo.

Já Ben Bernanke, de 51 anos, designado pelo presidente dos EUA, George W. Bush, para o lugar de Greenspan, é um economista conceituado e experiente que conta com um passado sólido em matéria de política monetária, tanto teórica quanto prática.

Formado em economia na Universidade de Harvard, em 1975, e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1979, Bernanke deu aulas de economia na prestigiosa Universidade de Princeton a partir de 1985.

Os partidários de Bernanke ressaltam sua independência política. Ele nomeou para o comando do departamento econômico da Universidade de Princeton Paul Krugman, um ferrenho opositor do presidente Bush.