Título: NÚMERO 2 DE BIN LADEN APARECE E IRONIZA BUSH
Autor:
Fonte: O Globo, 31/01/2006, O Mundo, p. 25

Ayman al-Zawahri fala em vídeo 17 dias após ataque dos EUA

DOHA, Qatar. Dezessete dias depois de os Estados Unidos lançarem um ataque aéreo para matá-lo, o número dois da rede terrorista al-Qaeda, Ayman al-Zawahri, apareceu ontem num vídeo exibido pelo emissora de TV al-Jazeera, do Qatar. Na fita, que aparentemente é autêntica, ele menciona o ataque e também uma recente mensagem em áudio de Osama bin Laden, o líder da al-Qaeda.

Zawahri ressalta no vídeo a violência do ataque dos EUA, dizendo que ¿18 homens, mulheres e crianças muçulmanos foram mortos em sua (dos EUA) luta contra a jihad, que é chamada por eles de terrorismo.¿

¿ Minha primeira mensagem é para o carniceiro de Washington, Bush. Você não está apenas derrotado e mentindo sobre isso, mas você é um fracassado. Você é má sorte para seu povo. Você levou a ele desastres e catástrofes, e trará para ele ainda mais desastres ¿ disse Zawahri na fita, que tinha legendas em inglês.

Num primeiro momento, o governo dos EUA disse que tinha matado Zawahri no ataque do dia 13 de janeiro. Depois, confirmou apenas a morte de quatro membros da al-Qaeda.

Zawahri também ironizou o presidente americano:

¿ Bush, você sabe onde eu estou?