Título: ALERTA DRAMÁTICO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Autor:
Fonte: O Globo, 31/01/2006, O Mundo, p. 26

Relatório do governo britânico diz que dano do aquecimento global será maior que o previsto

LONDRES. Um relatório sobre mudanças climáticas apresentado ontem pelo governo do Reino Unido traçou um cenário dramático das conseqüências do aquecimento global e deu mais peso político à discussão. O relatório diz que o aumento das emissões de gases associados ao efeito estufa terá um impacto muito mais sério do que o imaginado até agora.

O estudo prevê um aumento de 2 graus Celsius nas próximas décadas. Tal aumento poderia levar à perda total da cobertura de gelo da Groenlândia, o que levaria a uma elevação de sete metros do nível do mar em mil anos, mudando a face do planeta. Mil anos é muito tempo, mas os autores do estudo alertam que os efeitos nocivos da mudança do clima serão sentidos muito antes disso. O relatório destaca ainda que os países pobres sofrerão mais.

Se a temperatura aumentar acima de 2 graus Celsius, sustenta o documento, os riscos aumentam ¿muito substancialmente¿ com um grande número de extinções, e um grave aumento da fome e da falta de água, sobretudo nos países em desenvolvimento.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que escreve na introdução do relatório, sustentou que ¿hoje é certo que as emissões de gases do efeito estufa estão causando o aquecimento global de forma insustentável¿. E vai além: ¿Os riscos das mudanças climáticas podem ser piores do que pensávamos até agora.¿

Para a secretária de Meio Ambiente, Margaret Beckett, o mais chocante é o fato de estarmos chegando a um ponto em que tais mudanças seriam irreversíveis.

Os cientistas sustentam que é complicado estabelecer limites seguros para as emissões e acreditam que os países precisam começar a se preparar para lidar com as mudanças.