Título: Gripe de aves mata menina no Iraque
Autor:
Fonte: O Globo, 31/01/2006, O Mundo, p. 26

Especialistas temem que doença se alastre em país sem recursos

SULAIMANIYA, Iraque. Uma menina de 14 anos que morreu em meados de janeiro no norte do Iraque tinha gripe de aves, confirmou ontem o Ministério da Saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que resultados preliminares obtidos num laboratório militar americano no Cairo indicavam a presença do vírus H5N1, mas que novos exames estão sendo feitos no Reino Unido para confirmar o diagnóstico.

Se a presença do H5N1 for mesmo confirmada, será o primeiro caso em humanos no Iraque, cujas províncias do norte fazem fronteira com a Turquia, onde mais de 20 pessoas já foram diagnosticadas com a doença.

Outros dois casos suspeitos estão sendo investigados

A possibilidade de um vírus tão letal ter chegado ao Iraque alarma os especialistas já que o país está completamente destruído e tem uma infra-estrutura de saúde bastante precária, o que pode propiciar a disseminação da doença. Além disso, controles sanitários nas fronteiras se tornam especialmente complicados de serem efetivados em razão da atuação de grupos rebeldes.

A menina morreu no último dia 17 e um tio dela na última sexta-feira, também vítima de problemas respiratórios. Amostras de seu sangue também foram enviadas ao laboratório no Reino Unido. As autoridades iraquianas investigam ainda um terceiro caso suspeito. Trata-se de uma mulher de 54 anos hospitalizada com graves problemas respiratórios.