Título: Para responder a críticas, notas oficiais
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 01/02/2006, O País, p. 3

Notas do governo responderam ontem a ataques feitos no dia anterior pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), contra a política de segurança do Ministério da Justiça, e do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), que culpou a falta de uma política de emprego do governo federal pela pobreza na cidade que administra.

Um comunicado do Ministério da Justiça lembrou que a Polícia Federal criou em 2004 uma coordenação de operações especiais para atuar na fronteira e foram criadas 27 delegacias de combate ao tráfico de armas. ¿O trabalho ajudou a apreender mais de 97 mil armas ilegais nos últimos três anos, 64 mil armas só em 2005¿, diz o texto. O ministério acrescentou que desde 2002 a PF fez 186 grandes operações contra o tráfico de drogas e armas.

Sobre a redução do número de homicídios em São Paulo, divulgada por Alckmin, o comunicado diz que ela segue uma tendência nacional, conforme dados do Ministério da Saúde.

À noite, o Palácio do Planalto divulgou outra nota para responder a Serra. ¿Segundo o último dado divulgado pelo Seade/Dieese, relativo a dezembro passado, o desemprego na região metropolitana foi o menor desde 1998, o que desmente, com fatos, a tese (de Serra)¿, disse a nota. ¿Além disso, o governo federal combate a pobreza na cidade por meio de diversos programas que atendem a população da capital paulista. Só o Bolsa-Família beneficiou 624,6 mil cidadãos paulistanos em 2005¿.