Título: EUA CRIAM FORÇA ESPECIAL CONTRA TERRORISMO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 01/02/2006, O Mundo, p. 27

Até então considerados recurso suplementar, reservistas são treinados para serem mobilizados rapidamente

FORT DIX, Nova Jersey. A dificuldade de recrutar voluntários e a necessidade cada vez maior de dispor de forças prontas para serem mobilizadas da noite para o dia para frentes de batalha levou o Pentágono a criar um novo contingente de guerreiros. Eles compõem a Força Expedicionária da Reserva do Exército.

Lançada em outubro, a idéia já está sendo posta em prática na base de operações avançadas de Fort Dix, em Nova Jersey, onde vêm sendo treinados soldados convocados para ir ao Iraque e ao Afeganistão. O eixo dessa novidade é o fato de que os reservistas ¿ até então considerados uma força suplementar ¿ passaram a integrar uma força complementar.

A mudança é o primeiro efeito da avaliação do Pentágono sobre as operações militares em Iraque e Afeganistão, e que leva em consideração também os crescentes desafios dos EUA na guerra contra o terror internacional.

¿ Essa guerra é, de fato, diferente daquilo para o qual vínhamos nos preparando. Estamos engajados numa guerra prolongada, e não mais numa guerra com começo e fim contidos numa área geográfica. Lutamos agora num campo de batalha assimétrico e não mais linear ¿ disse o tenente-general James R. Helmly, comandante da Reserva do Exército.

Treinamento intensivo ao longo de cinco anos

Dos 200 mil reservistas dessa força, 143 mil foram mobilizados depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. Quarenta mil estão em frentes de guerra, a maioria reforçando tropas no Iraque.

¿ Ser chamado à ativa não é mais uma possibilidade remota. Tornou-se uma expectativa para a qual todos os reservistas, suas famílias e seus empregadores devem estar preparados ¿ disse Helmly ao GLOBO.

Nos últimos dois anos e meio comandantes notaram que era necessário reforçar suas tropas com reservistas, mas com novas funções. Estes costumavam ser chamados para agir na retaguarda, dando proteção aos combatentes ou exercendo tarefas de apoio ¿ como transporte, assistência médica, suprimentos e logística em geral.

¿ Essa época acabou. Os reservistas têm que estar preparados para o combate, porque já não existe mais uma área segura, uma retaguarda. Também têm que estar prontos para enfrentar o inimigo como qualquer outra unidade de combate ¿ disse o general Helmly.

A Força Expedicionária da Reserva do Exército é dividida em dez grupos que realizarão treinamentos intensivos ao longo de cinco anos, preparando-se para entrar em combate a qualquer momento. Além da instrução militar básica, os reservistas estudarão pelo menos uma língua estrangeiro. O idioma árabe está no topo da lista.