Título: ALITO PRESTA JURAMENTO NA SUPREMA CORTE
Autor:
Fonte: O Globo, 01/02/2006, O Mundo, p. 27

Senado confirma nome de juiz conservador

WASHINGTON. Samuel Alito prestou juramento ontem como novo juiz da Suprema Corte americana após seu nome ser confirmado em votação apertada no Senado. Com isso, ele se torna o segundo indicado por George W. Bush aprovado, num esforço do presidente para tornar mais conservador o tribunal mais importante do país.

Seu nome foi confirmado por 58 votos a 42. Esta foi a votação mais apertada desde que o juiz Clarence Thomas foi confirmado na Suprema Corte em 1991, por 52 a 48. Ainda assim, foi considerada uma importante vitória do governo, horas antes do crucial discurso de Bush sobre o Estado da União.

Alito, que desde 1990 era juiz da Corte Federal de Recursos, é o 110º membro da Suprema Corte e vai substituir a juíza Sandra Day O¿Connor, mais moderada, que se aposentou. Seu nome surgiu após uma forte reação contrária à indicação da conselheira da Casa Branca, Harriet Miers. Ele deve se alinhar ao bloco conservador do tribunal, o que pode afetar o resultado de votações em questões sociais importantes, como o aborto e os direitos civis.

Alito prestou juramento numa cerimônia reservada diante do presidente da Suprema Corte, John Roberts, também indicado por Bush e aprovado há quatro meses. Ele deve ser empossado oficialmente hoje numa cerimônia na Casa Branca.