Título: BASTOS DEFENDE DIREITO DO PRESIDENTE AO DISCURSO
Autor: Merval Pereira
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O País, p. 4

Ministro faz referência indireta à atuação de Serra e Alckmin ao rebater acusações do PSDB

BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, defendeu ontem o presidente Lula das acusações do PSDB, feitas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que ele vem fazendo campanha eleitoral em discursos e cerimônias oficiais. Bastos refutou a acusação mas, ao mesmo tempo, admitiu que é muito difícil separar a ação do presidente das ações de candidato.

Bastos disse ainda que é preciso olhar a atuação de outros governantes, numa referência indireta ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e ao prefeito de São Paulo, José Serra, pré-candidatos declarados do PSDB à Presidência.

¿ Se a gente fosse passar um pente-fino em todos os governantes que estão atuando agora, se veria que é muito difícil de separar uma coisa da outra. O presidente não está fazendo discurso de campanha. Ele não é candidato ainda ¿ disse Bastos.

As declarações fazem parte da estratégia do Planalto de reagir à ofensiva tucana mostrando números do governo e não deixando ataques sem resposta. A Advocacia Geral da União apresentou rapidamente a defesa de Lula no TSE, afirmando que ele está apenas fazendo uma prestação de contas aos cidadãos.

Bastos diz acreditar que Lula deverá ser candidato

Bastos disse que Lula está inaugurando as obras respeitando a lei e disse acreditar que Lula será candidato:

¿ O presidente tem trabalhado e está inaugurando as coisas que ele fez enquanto a lei lhe permitir fazer isso.

Em conversas com aliados, Lula tem cobrado uma ação mais ousada do PT na defesa do governo. O argumento é o mesmo de Bastos: o presidente está governando e outros governantes também têm participado de cerimônias e inaugurações e não são alvo de críticas por isso. Lula tem dito em seus discursos que vai ¿colher o que plantou¿ e que anunciará sua posição sobre reeleição no limite do tempo, que pela lei é julho.

www.oglobo.com.br