Título: JUNTA MÉDICA DA CÂMARA VAI AVALIAR JANENE
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O País, p. 5

Processo de cassação está parado no Conselho

BRASÍLIA e CURITIBA. Uma junta médica da Câmara irá ao Paraná atestar o estado de saúde do deputado José Janene (PP-PR). Suspeito de envolvimento com o mensalão, Janene enviou defesa ao Conselho de Ética afirmando que, num tratamento contra cardiopatia, realizou um transplante de células-tronco e implantou aparelho marca-passo e desfibrilador. Por isso, o julgamento de seu processo tem sido adiado.

O laudo médico dirá se Janene tem condições de depor. Servirá para o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, decidir se concede ou não a ele aposentadoria por invalidez, já pedida pelo deputado. O processo está sendo analisado. O transplante de células-tronco que Janene afirma ter feito foi desaconselhado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná, que considerou a cirurgia experimental no Brasil.

Janene está de licença médica até 6 de março. Ele alegou não poder ir ao Conselho porque não pode se submeter a situações de estresse e quer a suspensão do caso, o que foi rejeitado ontem pelos conselheiros.

¿ A decisão não é política, é médica. Vou ouvir o parecer da junta para decidir ¿ afirmou Aldo Rebelo.

Se Janene se aposentar, será com salário integral.

¿ Não é possível que um deputado dê um drible, com lençol, chapéu e embaixadinha nesta Casa há mais de 90 dias. Estamos numa situação difícil e ridícula ¿ protestou Orlando Fantazzini (PSOL-SP).

No Paraná, o cardiologista de Janene, Paulo Brofman, forneceu um laudo médico respaldando seu afastamento por seis meses.