Título: CONSELHO APROVA CASSAÇÃO DE PEDRO CORRÊA
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O País, p. 5

Presidente do PP admite ter recebido R$700 mil do valerioduto, mas diz que plenário o absolverá na votação secreta

BRASÍLIA. O Conselho de Ética da Câmara aprovou ontem, por 11 votos a 3, a cassação do mandato do presidente do PP, Pedro Corrêa (PE). Foi o quarto deputado envolvido no valerioduto cassado pelo Conselho de Ética este ano. Corrêa disse que a decisão, por ampla maioria, não abalou sua confiança de que será salvo pelo voto secreto no plenário. O deputado admite o recebimento de R$700 mil do empresário Marcos Valério e afirma que usou o dinheiro para pagar o advogado de defesa do ex-deputado Ronivon Santiago (PP-AC).

No relatório, aprovado com o voto da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), o relator Carlos Sampaio (PSDB-SP) diz que Corrêa quebrou o decoro ao receber recursos irregulares, obtendo vantagem indevida. Isso teria sido comprovado pela informalidade incomum dos saques feitos por João Carlos Genu em nome da direção do partido, pela não prestação de contas ou comprovação da origem, e pelo testemunho de Marcos Valério.

¿ Por que não levar ao registro o ato nobre de socorrer o deputado? A relação espúria que se deu mostra que o PT e o PP, ambos envolvidos, tiveram o cuidado de não levar a registro o repasse para evitar transparência ¿ argumentou o relator Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Corrêa disse que estuda recursos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas demonstrou certeza de que será salvo na votação secreta em plenário, onde diz que tem muitos amigos.

¿ No plenário vou ter o voto dos homens livres e não o de homens policiados como aconteceu aqui no Conselho.

Ao ser perguntado se seu filho Fábio Corrêa se candidataria a deputado em seu lugar, se perder os direitos políticos, o presidente do PP foi enfático. Deixou claro que não será cassado e se candidatará à reeleição daqui a sete meses, quando deverá ser vitorioso novamente.

¿ Vou ser candidato a deputado em outubro e vou me reeleger. Quem elege é o povo e eu sempre fui um homem vitorioso ¿ completou.

Corrêa só teve os votos favoráveis dos deputados Benedito de Lira (PP-AL), Sandes Júnior (PP-GO) e José Carlos Araújo (PL-BA).