Título: UM PERSONAGEM QUE FOI RESPONSÁVEL PELO PRÓPRIO FIM
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O País, p. 10

Autora da minissérie da TV Globo vê elementos da tragédia grega na vida de JK

O herói já veio pronto. Com toda a carga dramática que a teledramaturgia hoje aproveita na minissérie da TV Globo. Na avaliação de Maria Adelaide Amaral, a autora, a história de JK tem todos os elementos de uma tragédia grega. A principal semelhança: o comportamento do herói, que acaba sendo responsável pela própria tragédia. Como na mitologia grega, ao atingir o apogeu, o herói grego ousou copiar as divindades. Depois de eleito presidente, JK teria, na interpretação de Maria Adelaide, tentado controlar o destino de seu partido, o já extinto PSD, e o resultado das eleições de 1960. Foi a gênese de seu fim.

¿ Quando eu me inteirei da vida de JK, me dei conta do quanto ele era herói no sentido grego. É um herói porque foi o agente de sua destruição. Quando começa a queda de Édipo, na mitologia grega, é quando ele está no auge. Aí os gregos dizem que tudo está tão certo que é inevitável um sentimento de soberba. Nesse momento, em que o homem quer se igualar à divindade, é castigado ¿ teorizou Maria Adelaide.

O auge de Juscelino, segundo ela, foi chegar à Presidência da República. De olho nas eleições de 1965, ele instigou o PSD a não ter candidato próprio. Ao mesmo tempo, apoiou a indicação de Juracy Magalhães, amigo dele ¿ apesar de ser da UDN.

¿ Ele sabia que seu sucessor teria que inevitavelmente tomar medidas extremamente antipáticas. Ele quis controlar o partido ao qual pertencia. Ali é quando esse herói começa a manejar os cordéis. É quando esse herói quer se igualar com a divindade. Ele sela a desgraça quando apóia o golpe (militar) ¿ disse a autora da minissérie.

Emocionada ¿ Maria Adelaide chegou a chorar três vezes durante o debate ¿, ela afirmou que os momentos trágicos da vida de JK também serão retratados na minissérie. A tristeza maior ele viveu no exílio, de 1964 a 1967:

¿ Ele sofreu essa dor. Ele não concebeu morar fora do Brasil, porque amava o país. Ele queria estar aqui. Ali ele assume a verdadeira dimensão da tragédia ¿ disse Maria Adelaide. (M.M.)