Título: VENDA DE JORNAIS NO BRASIL CRESCEU 4% EM 2005
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2006, Economia, p. 31

Instituto Verificador de Circulação (IVC) aponta conjuntura econômica e promoções como fatores positivos

A circulação de jornais no país ¿ que inclui a venda em banca e por assinatura ¿ cresceu 4% em 2005, de acordo com auditagem do Instituto Verificador de Circulação (IVC). Segundo o diretor-geral do IVC, Ricardo Costa, fatores como a conjuntura econômica e ações promovidas pelas empresas jornalísticas contribuíram para o resultado positivo.

¿ Houve uma melhora na conjuntura do país. Além disso, as ações das empresas, com promoções para conquistar e manter leitores e mudanças no conteúdo ou projeto gráfico dos jornais, colaboraram para esse crescimento ¿ afirmou Costa.

Para o diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Fernando Martins, já no primeiro semestre de 2005 o crescimento na circulação de jornais era superior a 3%, percentual que, segundo ele, foi bastante comemorado pelo setor, após três anos de estagnação. Segundo Martins, o crescimento no ano passado foi em grande parte impulsionado pelos jornais populares.

¿ Houve uma estagnação na circulação entre 2001 a 2004. No primeiro semestre de 2005, verificamos uma recuperação, com indicativo de que os jornais populares puxaram essa alta, já que tiveram um aumento de venda em banca de 7% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2004. São veículos que chegam a uma parcela expressiva da população ¿ diz Martins.

Martins também acredita que a situação econômica no país foi determinante nos resultados de 2005. Ele acredita que em 2006 também haverá crescimento, desta vez pela influência de eventos de interesse coletivo como a Copa do Mundo, que acabam sendo um fator positivo para o aumento na venda de jornais.

Entre os jornais com maior crescimento em 2005, o ¿Lance¿, editado no Rio e em São Paulo, teve alta de 34%, seguido do jornal ¿A Tribuna¿, do Espírito Santo, com 15%. O jornal ¿Extra¿, também do Rio, teve crescimento de 12% e o ¿Diário Gaúcho¿, de Porto Alegre, de 10%. Entre os principais jornais do país, O GLOBO teve crescimento de 7% e a ¿Folha de S.Paulo¿ apresentou queda de 1% na comparação com 2004. O ¿Jornal do Brasil¿, que já não figura entre os dez maiores diários do país, teve queda de 10% na circulação, e o jornal ¿O Dia¿, de 11%.

O balanço do IVC também apontou crescimento de 6% em 2005 no total de empresas filiadas. O maior número de filiações foi de agências de propaganda (10%), chegando a 150 no ano passado.

¿ As agências de propaganda cada vez mais se filiam ao IVC pela necessidade de melhores resultados para seus clientes. Também tivemos crescimento no número de jornais filiados, que passou de 71 para 75, um aumento de 6%.