Título: JORNAIS EM PÉ DE GUERRA COM MUÇULMANOS
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O Mundo, p. 35

Imprensa européia publica caricaturas de Maomé

PARIS. Em defesa da liberdade de imprensa, jornais de França, Espanha, Itália e Alemanha publicaram ontem caricaturas e cartuns do profeta Maomé que haviam enfurecido muçulmanos em vários países, provocando protestos, depois de o jornal dinamarquês ¿Jyllands-Posten¿ publicá-las. Em Damasco, a embaixada dinamarquesa e a sede do jornal foram evacuadas devido a ameaças de bomba.

Terça-feira, milhares de palestinos foram às ruas em protesto contra as caricaturas, que consideram uma blasfêmia. Uma delas mostra Maomé com um turbante em forma de bomba. De acordo com a tradição islâmica, o profeta não pode ser retratado, para evitar idolatria.

Nos últimos dias, Síria e Arábia Saudita chamaram de volta seus embaixadores na Dinamarca. A Líbia fechou a embaixada. Mas, em Paris, Serge Faubert, editor do ¿France Soir¿, afirmou no jornal: ¿Chega de lições desses intolerantes reacionários! Se o Alcorão proíbe imagens de Maomé, isso não quer dizer que os não-muçulmanos tenham de se submeter a isso.¿ O mesmo fizeram o alemão ¿Die Welt¿, o italiano ¿La Stampa¿ e os espanhóis ¿ABC¿ e ¿El Periodico¿, além de um jornal suíço em língua alemã. Líderes muçulmanos consideraram as iniciativas novas provocações.