Título: BRASIL DEFENDE SAÍDA DIPLOMÁTICA
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O Mundo, p. 35

BRASÍLIA. O governo brasileiro prefere agir com cautela em relação ao futuro do Irã. Membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Brasil defende uma saída diplomática e espera que seja dada uma chance aos iranianos, apostando num gesto de boa vontade de Teerã antes de decidir sobre uma atuação mais forte do Conselho de Segurança da ONU.

O que se afirma, destacou uma fonte do governo, é que o assunto precisa ser resolvido em duas etapas: uma ação diplomática que poderia resultar, num segundo momento, em medidas retaliativas do conselho, caso não haja resultado. Essa fonte explicou que se quer evitar uma repetição do caso do Iraque, em que os EUA decidiram atacar o país sem aprovação conselho.

Pesarão na decisão brasileira as posições da Rússia e da China, que já deixaram claro não concordarem com uma atuação imediata do conselho no sentido de retaliar o Irã. Mesmo porque, segundo diplomatas brasileiros, o relatório final da AIEA sobre o Irã só sairá em março. Até lá, a idéia é manter o conselho informado das ações da agência em relação ao Irã.