Título: PRESIDENTE DO IRÃ RECHAÇA PRESSÃO INTERNACIONAL
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O Mundo, p. 35

Ahmadinejad afirma que país conquistará `todos os seus direitos¿. Documento oficial fará exigências a Teerã

TEERÃ. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, rechaçou a pressão internacional e afirmou que o país buscará realizar seus objetivos no campo nuclear. Ontem, os cincos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU ¿ Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia ¿ mandaram para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) o pedido oficial para que o caso seja enviado para a ONU depois da reunião de emergência de hoje, na sede da entidade, em Viena.

Num comício realizado diante da usina nuclear de Bushehr, que está sendo construída com auxílio da Rússia no sul do Irã, Ahmadinejad disse que Teerã não aceitará imposições do Conselho de Segurança.

¿ Digo a estas falsas superpotências que a nação iraniana se tornou independente há 27 anos. No caso nuclear, irá resistir até que conquiste totalmente seus direitos ¿ disse o presidente do Irã, que teve como resposta das centenas de pessoas que o assistiam coros de ¿morte à América¿ e ¿morte a Israel¿.

O debate também ganhou colorações pessoais, com Ahmadinejad e o presidente dos EUA, George W. Bush, trocando acusações.

¿ Os braços (de Bush) que estão marcados até o cotovelo de sangue de outras nações estão nos acusando de violar direitos humanos e liberdades.

Bush, que terça-feira já dissera que o ¿mundo não deve permitir que o regime iraniano tenha armas nucleares¿, ontem foi mais duro.

¿ Estou preocupado com uma pessoa que, um, tenta reescrever a história do Holocausto, e, dois, deixou claras suas intenções de destruir Israel ¿ disse Bush, que, perguntado se tomaria ações militares na defesa do Estado judeu, respondeu: ¿ Pode apostar, defenderemos Israel.

O documento, redigido por França, Reino Unido e Alemanha em nome da União Européia, mas com a concordância dos ¿cinco grandes¿ do Conselho de Segurança, faz uma lista de exigências para Teerã. Entre elas está: o congelamento do enriquecimento de urânio; a interrupção da construção de um reator de água pesada, que poderia ser usada para produzir plutônio; a ratificação do protocolo adicional ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares; e a permissão de que ¿pessoas específicas¿, envolvidas na compra de planos de ogivas nucleares conseguidos no mercado negro, fossem entrevistadas por funcionários da AIEA, além de acesso a bases militares.

O documento, porém, não fala de sanções.

EUA dizem que Irã planeja ter míssil de longo alcance

Ontem, o embaixador americano na AIEA, Greg Schulte, disse que o Irã pode estar construindo armas nucleares de longo alcance, citando dados de um relatório divulgado pela agência para os diplomatas:

¿ O relatório frisa muitas questões não respondidas sobre o programa iraniano. E também relata novas questões, inclusive algumas que apontam diretamente para um dimensão militar, com a fabricação de componentes de armas nucleares e o projeto de veículos de reentrada (na atmosfera) de mísseis.

Nas últimas horas ocorreu uma corrida diplomática. Os vice-chanceleres de Rússia e China foram para Teerã tentar convencer o país a abandonar a postura de confronto.

No entanto, o Parlamento iraniano enviou uma mensagem ao governo, relembrando-o da obrigação legal de retomar o enriquecimento de urânio caso a AIEA decida enviar o caso para o conselho.