Título: OMS CONFIRMA MORTE POR GRIPE AVIÁRIA NO IRAQUE
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O Mundo, p. 35

Outras 12 pessoas podem estar infectadas com o vírus

GENEBRA. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou ontem que a jovem iraquiana que morreu em 17 de janeiro tinha mesmo o letal vírus H5N1, da gripe de aves. A infecção já havia sido confirmada pelo governo iraquiano, que anunciou ter outros 12 casos sob suspeita.

A própria OMS havia descartado inicialmente a presença da doença no Iraque. Dois dias depois da morte da menina, anunciou que ela não tinha a gripe de aves.

¿ Não havia registros de aves mortas na região e ela parecia ter tido uma outra doença ¿ afirmou o porta-voz da organização Dick Thompson.

Felizmente, o médico que atendeu a jovem enviou amostras a um laboratório americano no Cairo, que confirmou a presença do H5N1. Com o novo resultado, a OMS voltou a testar as amostras da menina e confirmou o diagnóstico americano.

Atrasos e confusões sobre diagnóstico como esses podem ser decisivos para que uma pandemia se dissemine, alertaram ontem especialistas, sobretudo num país sem recursos como o Iraque.

¿ Quando o resultado é positivo, temos certeza ¿ afirmou Alan Hay, do Instituto Nacional de Pesquisas Médicas, de Londres, laboratório usado pela OMS. ¿ Mas quando dá negativo, não dá para ter certeza. Um dos problemas é termos uma amostra com vírus, já que a carga viral varia muito durante o curso da infecção.