Título: DESCOBERTA DESAFIA CONCEITO DE PLANETA E LEVARÁ À REVISÃO NO CÉU
Autor: Steve Connor
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O Mundo, p. 35

Astro maior do que Plutão promete aposentar livros de astronomia

LONDRES. Os livros de astronomia precisarão ser reescritos depois da confirmação oficial de que o novo objeto descoberto nas fronteiras do Sistema Solar é maior do que o nono planeta, Plutão. A descoberta tanto pode significar que temos dez planetas no Sistema Solar quanto que Plutão terá seu status rebaixado e passaremos a contar apenas com oito.

Tanto Plutão quanto o recém-descoberto UB313 estão localizados numa região remota do espaço chamada de Cinturão de Kuiper, onde, acreditam os astrônomos, existiriam milhares de astros congelados na órbita do Sol. Se Plutão é um planeta, argumentam, não há nenhuma razão para que UB313 não seja, sobretudo porque ele é maior que seu vizinho. Mas se o novo astro não é um planeta, então Plutão também não seria.

Astrônomos alemães confirmaram, em estudo publicado na ¿Nature¿, que o astro é substancialmente maior do que Plutão, o que reforça a idéia de dar-lhe o status de planeta e um nome apropriado. O astro, que já recebeu vários apelidos, como Xena, Santa e Rodolfo, certamente receberá o nome de algum deus greco-romano, como os demais planetas. Mas isso só acontecerá se ele for mesmo classificado como planeta.

Comitê irá decidir status de novo corpo celeste

Um comitê da União Internacional de Astronomia no fim deste ano decidirá se o UB313 será considerado o décimo planeta e, em caso positivo, que nome receberá.

Logo depois da descoberta do UB313, alguns astrônomos propuseram que Plutão fosse rebaixado da categoria de planeta.

¿ Na verdade achamos um planeta negativo. Fomos de um Sistema Solar de nove planetas para um de oito planetas ¿ afirmou Dave Jewitt, que, em 1992, descobriu os primeiros objetos além de Plutão, na região conhecida como Cinturão de Kuiper.

O novo estudo sustenta que o UB313 tem três mil quilômetros de diâmetro, cerca de 700 a mais que Plutão. Isso significa que se trata do maior objeto já descoberto no Sistema Solar desde Netuno, em 1846. O astro orbita o Sol a uma distância de quatro bilhões de quilômetros, 30 vezes mais que a distância que separa a Terra da estrela.

¿ Já que o UB313 é definitivamente maior que Plutão, será cada vez mais difícil justificar o fato de chamarmos Plutão de planeta e ele não ¿ afirmou Frank Bertoldi, da Universidade de Bonn, principal autor do estudo. ¿ Minha opinião pessoal é que não podemos rebaixar Plutão de categoria, por razões históricas e culturais. Mas aí, fica a questão sobre o que fazer com esses grandes objetos. Acho que devemos considerá-los planetas. Não vamos encontrar mais uma centena deles, embora possamos achar mais alguns.