Título: BUSH LIGA PARA FELICITAR EVO MORALES POR ELEIÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2006, O Mundo, p. 36

Presidente americano conversa com novo líder boliviano 11 dias depois de sua posse

WASHINGTON. O presidente da Bolívia, Evo Morales, recebeu ontem um telefonema de felicitações por sua vitória eleitoral do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. A chamada foi feita 11 dias depois de o ex-líder cocaleiro assumir o comando do país, que é considerado estratégico no combate ao narcotráfico pelos EUA devido à produção da folha de coca, matéria prima da cocaína.

¿ O presidente Bush telefonou para Morales para parabenizá-lo por sua eleição e sua posse ¿ disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, que acrescentou que o presidente da Bolívia ¿descreveu sua agenda para uma mudança social e econômica no país¿.

A proximidade de Morales com os presidente de Venezuela, Hugo Chávez, e de Cuba, Fidel Castro, além de sua postura crítica em relação à forma como os EUA pretendem que seja feito o combate à produção de cocaína, fazem com o o boliviano seja encarado com desconfiança na Casa Branca. Diversas vezes durante a campanha e no período anterior à posse de Morales, o próprio McClellan afirmara que as relações entre Washington e La Paz dependeriam do comportamento do novo governo.

Por sua vez, durante sua campanha, Morales chegou a falar que seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS) era ¿um pesadelo para os Estados Unidos.¿

Representantes diplomáticos dos EUA foram enviados para a Bolívia e consideraram que os encontros com o presidente foram positivos.