Título: CPI dos Correios quer ouvir de novo marqueteiro da campanha de Lula
Autor: Bernardo de la Peña e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 03/02/2006, O País, p. 4

Líderes da oposição e do governo negociam depoimento na quarta-feira

BRASÍLIA. Até quarta-feira, líderes da base aliada e da oposição tentarão um acordo para convocação do publicitário Duda Mendonça e do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo à CPI dos Correios ainda na semana que vem. Ontem, os integrantes da CPI não conseguiram consenso sobre a convocação de Duda, para falar sobre denúncias de novas contas dele no exterior que receberam recursos ilegalmente, e de Dimas.

A oposição passou a defender a convocação do ex-diretor de Furnas depois que, em depoimento na Polícia Federal, o ex-deputado Roberto Jefferson confirmou anteontem ter recebido uma doação de R$75 mil que consta da lista com o suposto esquema de financiamento de campanhas pela estatal.

Dimas é apontado como o autor do levantamento, que inclui o nome de mais de 150 parlamentares e candidatos como beneficiários de recursos de caixa dois, mas nega a autoria. Tucanos e pefelistas acreditam que devem levar Dimas logo à CPI e tentar esvaziar a denúncia, que envolve também políticos dos seus partidos.

CPI resiste à convocação de lobista considerado polêmico

O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), pretende pedir informações à PF das investigações sobre a lista. Os parlamentares acertaram ontem também que irão marcar a data do depoimento do lobista Nilton Monteiro, que teria informações sobre a denúncia. Sua convocação já foi aprovada, mas não foi marcada pela CPI, porque os parlamentares o consideram ¿uma figura polêmica¿.

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que a convocação de Dimas é inevitável:

¿ Acho que há excessos na lista, mas tem que investigar.